GPRP Rotary Drag

Baseado no Pacote Rotativo GPR da MoTeC, o Pacote de Arrasto Rotativo GPR é uma plataforma de ajuste versátil que foi desenvolvida para aplicações de corridas de arrancada usando motores rotativos.
Este único produto pode ser configurado em uma grande variedade de configurações de motores rotativos, desde o controle de um 13B simples e naturalmente aspirado até um rotor quádruplo reforçado com 4 estágios de injeção de combustível.
Características
Baseado no Pacote Rotativo GPR da MoTeC, o Pacote de Arrasto Rotativo GPR é uma plataforma de ajuste versátil que foi desenvolvida para aplicações de corridas de arrancada usando motores rotativos.
Este único produto pode ser configurado em uma grande variedade de configurações de motores rotativos, desde o controle de um 13B simples e naturalmente aspirado até um rotor quádruplo reforçado com 4 estágios de injeção de combustível.
Incluídos no GPR Rotary Drag estão vários recursos auxiliares comuns aos carros de corrida, como:
- Anti-lag
- Interruptores de driver (por exemplo, interruptor de poço, ativação de inicialização e limite de impulso)
- Controle da caixa de engrenagens
- Controle de detonação
- Sprays de intercooler
- Controle de lançamento
- Bombas de refrigeração da caixa de engrenagens
- Controle de tração
Os principais recursos para corridas de arrancada incluem:
- Cortes e compensações baseados no tempo
- Construção de turbo boost grande aprimorada para o lançamento
- Controle de tração para veículos com conversores de torque
- Lançamento em “duas etapas”
- Compensação de combustível da temperatura de escape do cilindro individual
- Posição de suspensão com capacidade de registro de 1000Hz
Também são acomodados muitos sistemas encontrados em veículos rodoviários modificados, como ar condicionado.
O produto integra-se totalmente com outros produtos MoTeC e fornece mensagens CAN predefinidas para todos os monitores, registradores, sistemas de captura de vídeo, PDMs, E888, GPS, ADR, BR2 e SLM atuais. Um arquivo de banco de dados vetorial (.dbc) está disponível mediante solicitação.
O Pacote de Arrasto Rotativo GPR é baseado no Pacote Rotativo GPR da MoTeC com a adição destes recursos específicos do motor rotativo:
- Condições adicionais de velocidade do veículo e tempo de corrida nas saídas auxiliares.
- Combustível de saída auxiliar e guarnições de ignição.
- Sistema Boost Servo – utilize um servo motor para controlar uma válvula de descarga ou use um servo do acelerador adicional para sangrar o ar de reforço do compressor. Isso pode ajudar no surto do compressor, atuar como uma válvula de descarga ou controlar o aumento com maior resposta.
- Limite de posição da embreagem para a condição de lançamento – pode ser atualizado com um interruptor, para veículos de arrasto com embreagem e posição crítica de ‘mordida’.
- Resolução de ajuste aprimorada para motores altamente ajustados.
- Sensor aprimorado e resolução de cálculo críticos para corridas de arrancada.
- Guarnição individual do combustível do rotor para a respectiva temperatura de escape.
- Avisos com limites de rotação e aceleração do motor para o ciclo de trabalho do injetor primário, secundário, terciário e quatarnery.
- Suporte para detecção automática de engrenagens de transmissão e monitoramento de deslizamento do conversor.
- Velocidade do eixo de saída da engrenagem, compensadores de combustível e ignição, além de limites de aceleração e impulso.
- Controle de circuito fechado do torque do motor, alterando o ponto de ignição usado para controle de tração e controle de lançamento. Ao variar o tempo de ignição em vez de cortar os eventos de ignição, o turbo lag em turbos grandes é reduzido.
- Controle de lançamento aprimorado para mais configurações de veículos – construção de impulso mais rápida, preparação em várias etapas, integração nitrosa e integração de controle de tração.
- Controle de nitro aprimorado – aviso de pressão da garrafa e condições adicionais para uso durante o controle de lançamento e tempo após o lançamento.
- Estratégia de acionamento do Tempo de Corrida aprimorada – mais configurável, detecção e reinicialização de partidas falsas e integração com o Controle de Tração para limitação de aceleração.
- Controle de tração aprimorado usando o controle de tempo de ignição. Limitação baseada na velocidade da roda ou da velocidade do motor para uso com transmissões automáticas.
- Saída de luz de mudança
- Entradas adicionais do sensor:
- Posição de suspensão x 4, registro a 1000 Hz (com registro opcional de nível 3).
- Temperatura de transmissão x 2
- Pressão de transmissão x 2
- Pressão dos pneus x 4
- Temperatura dos pneus x 4
- Pressão da barra de cavalinho x 2
- Controle do freio da transmissão com funcionalidade aprimorada de ‘colisão’ (modos de pulso ou PWM) para uma preparação perfeita do veículo.
- Combustível e ignição baseados na velocidade do veículo e limite do acelerador.
- Cálculo da estimativa de velocidade do veículo utilizando velocidades das rodas, velocidade do GPS e velocidade baseada no tempo após o lançamento. Diferentes modos de estimativa para várias configurações de veículos.
- Controle de pressão da válvula de descarga por solenóides duplos estilo CO2 e feedback de pressão.
- Ajuste ao vivo para o crescimento do pneu com velocidade.
Os seguintes recursos do Pacote Rotativo GPR da MoTeC são mantidos no Pacote de Arrasto Rotativo GPR:
Específico do Rotary
- Opera motores rotativos injetados na porta de 1 a 4 rotores.
- Modos de sincronização do motor configuráveis para motores rotativos comuns. Consulte a seção Modos de rotação do motor para obter detalhes.
- Saídas de ignição de avanço e de arrasto configuráveis para cada rotor. O tempo de ignição à direita pode ser definido como um ângulo relativo à ignição principal (ou seja, ângulo dividido) ou TDC.
- Detecção de detonação configurável a bordo para cada rotor com até dois sensores de detonação atribuíveis e 4 frequências centrais selecionáveis.
- Controle de até oito injetores em 4 estágios injetores por rotor com tabelas definidas pelo usuário para controlar a contribuição de combustível de cada injetor.
- Compensações de temperatura do líquido arrefecedor e do óleo do motor para limitação da velocidade do motor, tempo de ignição, volume de combustível e limitação do reforço.
- Suporta o controle de uma válvula de obturador sequencial com integração de injetor de combustível, conforme encontrado no Mazda RX8.
- Suporta o controle das válvulas do coletor de admissão VFAD, VDI e APV encontradas nos rotativos Mazda.
- Verificação diagnóstica de válvulas SSV, VFAD, VDI e APV por meio de sensores de posição de feedback.
- Tabela de eficiência do motor configurável pelo usuário com ajustes baseados no estado das válvulas SSV, VFAD, VDI e APV.
- Suporta o controle de uma bomba de óleo dosadora baseada em motor de passo. Isso inclui diagnósticos e um sistema de alerta para detectar falhas nos componentes.
- Suporta ventiladores de resfriamento de velocidade dupla por meio de três saídas de relé, conforme encontrado nos rotativos Mazda.
- Integração CAN, para o Mazda RX8, para permitir o funcionamento da direção assistida, transmissão e ABS. As velocidades das rodas, o ângulo de direção, o nível do depósito de combustível, a monitorização da pressão dos pneus e os dados do travão de estacionamento também são recebidos do barramento CAN para utilização na ECU.
Uso geral
- Suporte de controle lambda de circuito fechado; requer LTC opcional com sensor Bosch LSU4.9 ou LTCN com sensor NTK.
- As configurações físicas para deslocamento do motor, propriedades do combustível e características do injetor permitem uma partida simplificada do motor antes do ajuste.
- Ajuste rápido e fácil do motor usando o mapa de eficiência do motor.
- Modelação da carga do motor com base na pressão do coletor de admissão e na temperatura do coletor de admissão. Alternativamente, a posição do acelerador pode ser usada, por exemplo, ao usar corpos de borboleta individuais.
- Saída diferencial da bomba com controle de temperatura diferencial definido pelo usuário.
- Saída da bomba de transmissão com controle de temperatura de transmissão definível pelo usuário.
- Controle de tração com tabelas para mira principal, compensação de mira e faixa de controle.
- Medição da velocidade do veículo usando sensores de velocidade das rodas, estimativa ou GPS.
- Sistema de controle de limite de velocidade do veículo (baseado no acelerador DBW), que também pode ser usado para limitação de velocidade do poço.
- Sistema de aviso configurável com saída de luz e CAN.
- Sistema de tempo auxiliar com tabelas para compensação do ponto de ignição, compensação do volume de combustível e objetivo da mistura de combustível.
- Suporta injeção de combustível sequencial e em lote.
- Aquisição e registro por GPS via CAN ou RS232.
- 4 saídas auxiliares para controle PWM de atuadores adicionados:
- Tabelas de ciclo de trabalho usando os eixos de rotação do motor e pressão do acelerador ou do coletor.
- Ativação com base na pressão do coletor de admissão ou na posição do acelerador.
- A Saída Auxiliar 1 inclui tabelas para Compensação do Tempo de Ignição, Compensação do Volume de Combustível e Objetivo da Mistura.
- Canais opcionais para sensores adicionais via pino de entrada e/ou mensagem CAN, incluindo:
- Fluxo de massa, pressão e temperatura da caixa de ar
- Pressão e temperatura ambiente
- Pressão de reforço
- Pressão de freio dianteira e traseira
- Interruptor de freio
- Pressão e posição da embreagem
- Interruptor de embreagem
- Pressão e temperatura do líquido de arrefecimento
- Temperatura diferencial
- Pressão e temperatura do óleo do motor
- Pressão do cárter do motor
- Banco de Pressão de Exaustão 1 e Banco 2
- Temperatura de exaustão (EGT) via amplificador de termopar TCA, CAN genérico ou E888 para um único coletor, coletores do banco 1 e 2 e rotores 1 a 4.
- Escape Lambda via LTC, LTCN ou PLM para um único coletor, coletores do banco 1 e 2 e rotores 1 a 4.
- Pressão e temperatura do combustível
- Nível do tanque de combustível
- Posição da engrenagem
- Força da alavanca de câmbio
- Interruptor neutro de engrenagem
- Solicitação de mudança de marcha
- Posição da aba do coletor de admissão x 2, posição do corredor do coletor de admissão
- Temperatura do intercooler
- Ângulo de direção e pressão
- Pressão e temperatura de transmissão
- Velocidade do turbocompressor
- Temperatura de entrada/saída do turbocompressor
- Posição da válvula de descarga do turbocompressor
- Força G (aceleração) – Longitudinal, Lateral, Vertical
- Sensores de velocidade da roda dianteiros/traseiros esquerdos/direitos, com fio ou entrada CAN.
Compatibilidade do Motor
Este produto é adequado para motores de um, dois, três ou quatro rotores com injetores de porta.
Motores OE conhecidos que são adequados:
Família de motores | Designação do motor | Ano | Plataforma do veículo | Comentário |
---|---|---|---|---|
Mazda 12A | 10UMA | Ver nota 1 | ||
Mazda 12A | 10B | Ver nota 1 | ||
Mazda 12A | 12UMA | Ver nota 1 | ||
Mazda 12A | 12A Turbo | 1984-1985 1982-1989 1982-1985 | RX7 Cosmo Luce | Ver nota 1 |
Mazda 12A | 13UMA | Ver nota 1 | ||
Mazda 13B | 13B | Ver nota 1 | ||
Mazda 13B | 13B-RESI | 1984-1985 1984-1985 1984-1985 | RX7 FB Cosmo HB Luce HB | Ver nota 1 |
Mazda 13B | 13B-DEI | 1986-1988 1989-1991 | RX7 FC3S S4 RX7 FC3S S5 | Ver nota 1 |
Mazda 13B | 13B-T | 1986-1988 1989-1991 1986-1991 | RX7 FC3S S4 RX7 FC3S S5 Luce HC | Ver nota 1 |
Mazda 13B | Renesis 13B-MSP (padrão) | 2003-2007 | RX8 de 1.ª geração | Sistema de admissão de 4 portas |
Mazda 13B | Renesis 13B-MSP (alta potência) | 2003-2007 | RX8 de 1.ª geração | Sistema de admissão de 6 portas |
Mazda 20B | 20B | Ver nota 1 |
Nota 1: Todas as variantes deste motor podem ser executadas desde que atendam aos seguintes critérios (de fábrica ou modificados):
- Equipado com um sensor de referência de rotação do motor que corresponde a um dos modos de rotação do motor listados.
- Bobina individual para cada vela de ignição.
- Não está equipado com um turbocompressor sequencial duplo.
Motores OE conhecidos que não são adequados:
Família de motores | Designação do motor | Ano | Plataforma do veículo | Não aplicável porque |
---|---|---|---|---|
Mazda 13B | 13B-RE | 1990-1995 | Eunos Cosmo | Turbocompressor sequencial* |
Mazda 13B | 13B-REW | 1992-2002 | RX7 FD | Turbocompressor sequencial* |
Mazda 13B | Renesis 13B-MSP | 2008-2012 | RX8 de 2.ª geração | Bomba de óleo dosadora** |
*O pacote pode ser usado para operar este motor se um único turbocompressor estiver instalado.
**O pacote pode ser usado para operar este motor se o controle da bomba de óleo dosadora não for necessário.
Nota 1: Todas as variantes deste motor podem ser executadas desde que atendam aos seguintes critérios (de fábrica ou modificados):
- Equipado com um sensor de referência de rotação do motor que corresponde a um dos modos de rotação do motor listados.
- Bobina individual para cada vela de ignição.
- Não está equipado com um turbocompressor sequencial duplo.
Motores OE conhecidos que não são adequados:
Família de motores | Designação do motor | Ano | Plataforma do veículo | Não aplicável porque |
---|---|---|---|---|
Mazda 13B | 13B-RE | 1990-1995 | Eunos Cosmo | Turbocompressor sequencial* |
Mazda 13B | 13B-REW | 1992-2002 | RX7 FD | Turbocompressor sequencial* |
Mazda 13B | Renesis 13B-MSP | 2008-2012 | RX8 de 2.ª geração | Bomba de óleo dosadora** |
*O pacote pode ser usado para operar este motor se um único turbocompressor estiver instalado.
**O pacote pode ser usado para operar este motor se o controle da bomba de óleo dosadora não for necessário.
Atualmente, este pacote suporta os seguintes modos de referência de velocidade do motor:
- Virabrequim Um dente faltando
- Virabrequim Dois dentes ausentes
- Multi dente
- Mazda RX8 – Mazda Renesis 13B-MSP
Exemplo de Pinagem
PINAGEM – CONECTOR A – 34 VIAS M130
Conector de acoplamento: Tyco Superseal 34 Position Keying 1 – MoTeC #65044Alfinete | Designação | Nome completo | Descrição |
---|---|---|---|
A01 | OUT_HB2 | Saída de meia ponte 2 | Bomba de combustível |
A02 | SEN_5V0_A1 | Sensor 5.0V A | Sensor de sinais analógicos de 5V |
Resposta A03 | IGN_LS1 | Ignição do lado baixo 1 | Rotor de ignição 1 Saída principal |
A04 | IGN_LS2 | Ignição do lado baixo 2 | Rotor de ignição 2 Saída principal |
A05 | IGN_LS3 | Ignição do lado baixo 3 | Rotor de ignição 1 Saída de arrasto |
A06 | IGN_LS4 | Ignição do lado baixo 4 | Saída de arrasto do rotor de ignição 2 |
A07 | IGN_LS5 | Ignição do lado baixo 5 | |
A08 | IGN_LS6 | Ignição lateral baixa 6 | |
A09 | SEN_5V0_B1 | Sensor 5.0V B | Sensor de sinais analógicos de 5V |
Resposta 10 | BAT_NEG1 | Bateria Negativa | Chão |
Resposta 11 | BAT_NEG2 | Bateria Negativa | Chão |
Resposta 12 | IGN_LS7 | Ignição do lado baixo 7 | |
Resposta 13 | IGN_LS8 | Ignição do lado baixo 8 | |
Resposta 14 | AV1 | Entrada de tensão analógica 1 | Banco de Servo Acelerador 1 Posição Principal |
Resposta 15 | AV2 | Entrada de tensão analógica 2 | Rastreamento de posição do banco servo do acelerador 1 |
Resposta 16 | AV3 | Entrada de tensão analógica 3 | Sensor de pressão de combustível |
Resposta 17 | AV4 | Entrada de tensão analógica 4 | Pressão do óleo do motor |
Resposta 18 | OUT_HB1 | Saída de meia ponte 1 | |
A19 | INJ_PH1 | Injetor de retenção de pico 1 | Rotor de Combustível 1 Primário |
Resposta 20 | INJ_PH2 | Injetor de retenção de pico 2 | Rotor de Combustível 2 Primário |
A21 | INJ_PH3 | Injetor de retenção de pico 3 | Rotor de Combustível 1 Secundário |
RESPOSTA 22 | INJ_PH4 | Injetor de retenção de pico 4 | Rotor de Combustível 2 Secundário |
A23 | INJ_LS1 | Injetor Lateral Baixo 1 | |
A24 | INJ_LS2 | Injetor Lateral Baixo 2 | |
A25 | AV5 | Entrada de tensão analógica 5 | Sensor de pressão do coletor de admissão |
A26 | BAT_POS1 | Bateria Positiva | Tensão da bateria ECU |
A27 | INJ_PH5 | Injetor de retenção de pico 5 | |
A28 | INJ_PH6 | Injetor de retenção de pico 6 | |
A29 | INJ_PH7 | Injetor de retenção de pico 7 | |
Resposta 30 | INJ_PH8 | Injetor de retenção de pico 8 | |
A31 | OUT_HB3 | Saída de meia ponte 3 | Saída do motor do servo banco 1 do regulador de pressão |
A32 | OUT_HB4 | Saída de meia ponte 4 | Saída do motor do servo banco 1 do regulador de pressão |
A33 | OUT_HB5 | Saída de meia ponte 5 | |
Resposta 34 | OUT_HB6 | Saída de meia ponte 6 |
PINAGEM – M130 CONECTOR B – 26 VIAS
Conector de acoplamento: Tyco Superseal 26 Position Keying 1 – MoTeC # 65045Alfinete | Designação | Nome completo | Função |
---|---|---|---|
B01 | UDIG1 | Entrada digital universal 1 | Sensor de rotação do motor |
B02 | UDIG2 | Entrada digital universal 2 | Sensor de sincronização do motor |
B03 | AT1 | Entrada de temperatura analógica 1 | Sensor de temperatura do ar de entrada |
B04 | AT2 | Entrada de temperatura analógica 2 | Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento |
B05 | AT3 | Entrada Analógica de Temperatura 3 | Sensor de temperatura do óleo do motor |
B06 | AT4 | Entrada de temperatura analógica 4 | |
B07 | BATIDA 1 | Entrada de detonação 1 | |
B08 | UDIG3 | Entrada Digital Universal 3 | Interruptor de funcionamento do motor |
B09 | UDIG4 | Entrada digital universal 4 | |
B10 | UDIG5 | Entrada Digital Universal 5 | |
B11 | UDIG6 | Entrada Digital Universal 6 | |
B12 | BAT_BAK | Backup de bateria | |
B13 | BATIDA 2 | Entrada de detonação 2 | |
B14 | UDIG7 | Entrada digital universal 7 | |
B15 | SEN_0V_A2 | Sensor 0V A | Sensor 0V para sinais digitais |
B16 | SEN_0V_B2 | Sensor 0V B | Sensor 0V para sinais digitais |
B17 | CAN1_HI | Barramento CAN 1 Alto | MoTeC 1 Mbit/seg CAN |
B18 | CAN1_LO | Barramento CAN 1 Baixo | MoTeC 1 Mbit/seg CAN |
B19 | SEN_6V3 | Sensor 6.3V | |
B20 | AV6 | Entrada de tensão analógica 6 | |
B21 | AV7 | Entrada de tensão analógica 7 | Sensor do pedal do acelerador principal |
B22 | AV8 | Entrada de tensão analógica 8 | Rastreamento do sensor do pedal do acelerador |
B23 | ETH_TX+ | Transmissão Ethernet+ | Ethernet Verde/Branco |
B24 | ETH_TX- | Transmissão Ethernet- | Ethernet Verde |
B25 | ETH_RX+ | Recepção Ethernet+ | Ethernet Laranja/Branco |
B26 | ETH_RX- | Recepção Ethernet- | Ethernet laranja |